MENU
  • Post Slideshow Image

Vamos começar o ano a Reciclar?

Lembram-se das nossas resoluções para 2018? Pois bem, elas não ficaram na gaveta e vamos começar já por colocar em prática a 6ª resolução: Ser mais amigo do ambiente: esta é a nossa casa!

  • Post Slideshow Image

Ser mais amigo do ambiente, na nossa opinião, é sinónimo de: Fazer a MENOR quantidade de lixo possível. Mas, sendo isso ainda difícil de pôr em prática para muitos de nós, temos de começar por algum lado. Uma das formas mais fáceis e simples para contribuirmos positivamente para a saúde ambiental é RECICLAR. Mas porque havemos nós de ter o trabalho de separar o lixo?

  • ECONOMIZAMOS ENERGIA: o fabrico de materiais a partir de resíduos requer um menor dispêndio energético do que a partir de matérias-primas virgens. Escusado será referir a importância de poupar energia, certo?
  • POUPAMOS MATÉRIAS-PRIMAS: evitamos a extracção de minério, o abate de árvoras e a extracção de petróleo.
  • REDUZIMOS OS RESÍDUOS: ao darmos uma nova vida aos resíduos, diminuímos a quantidade de lixo que vai ser acumulado nos aterros, evitando assim a criação de novos aterros sanitários. Estes são um flagelo para o nosso planeta.

Para quem ainda não recicla, ou para quem já recicla e ainda tem algumas dúvidas, partilhamos convosco algumas dicas da sociedade ponto verde:

1- Os objectos de cristal, os copos, os pirexs e os espelhos NÃO SÃO RECICLÁVEIS.

2- As embalagens de cartão para alimentos líquidos (do leite e sumos) devem ser colocadas no ecoponto AMARELO.

3- O papel de cozinha NÃO deve ser colocado no ecoponto.

4- As latas NÃO precisam de ser lavadas antes de colocar no ecoponto.

5- Os frascos de perfume usados podem ser colocados no ecoponto VERDE (mesmo com o vaporizador).

6- O óleo alimentar deve ser colocado no OLEÃO. Não coloquem o óleo no lava-loiça: vai prejudicar a rede de saneamento municipal.

7- As embalagens de take-away de alumínio devem ser colocadas no ecoponto AMARELO.

8- As lâminas de barbear devem ser colocadas no ecoponto AMARELO.

Pessoal, não custa nada! É um gesto que só vos ocupa dois segundos ajuda o nosso planeta. A montante deste gesto devemos ser conscientes relativamente ao nosso consumo. De forma a evitar a produção de lixo, a decisão de consumo sustentável cabe a cada um. Deixamos alguns exemplos:

1- Evitar o consumo de comida/bebida embalada:  para além de ser extremamente processada e aditivada, requer sempre a produção de mais lixo e poluição do que os alimentos frescos, quer devido à sua embalagem, quer pelo seu modo de produção e transporte. Em relação à água, não compres garrafas de plástico, usa o teu próprio “cantil”.

2- Comprar a granel, em sacos reutilizáveis ou feitos de materiais sustentáveis (sacos de pano ou rede, por exemplo).

3- Privilegiar os produtos que vêm em embalagem de papel e optar por objetos em madeira.

4- Antes de efetuar uma compra PARA e PENSA: “daqui a um ano vou precisar disto?”. Assim evitas gastar dinheiro desnecessário e produzes menos lixo.

Sugerimos abaixo alguns vídeos curtos sobre este tema, para quem tiver interesse em saber mais. Na imagem à esquerda temos um esquema da sociedade ponto verde com as regras de separação do lixo.

TEDx talk – the shocking scale of our waste (4’46”)

National Greografic – How we can keep plastics out of our ocean (3’10”)

Sociedade Ponto Verde – Consumo sustentável (2’34”)