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Curcuma – a especiaria tudo-em-um!

Um alimento incrivelmente benéfico e fácil de usar na nossa alimentação. De que estás à espera para o acrescentar aos teus pratos?

É da família do gengibre, sabiam? Daí que não nos surpreenda a variedade de benefícios que traz à nossa saúde. É um rizoma (caule que cresce no solo) nativo dos países Asiáticos, usado por estes povos há milhares de anos. Pode também ser chamado de turmérico, açafrão-das-índias, açafrão-da-terra, raiz-de-sol ou gengibre amarelo.

O nome não importa, porque na realidade o que é de notar é a sua capacidade antioxidante, anti-inflamatória e anti-cancerígena. Esses “poderes” fazem com que seja muito importante na prevenção e tratamento de várias patologias que vão desde o cancro até às doenças autoimunes, neurológicas e cardiovasculares, não esquecendo a diabetes (e não acaba aqui). Os efeitos da curcuma devem-se a um composto polifenólico, a curcumina, que a constitui e lhe confere também a cor amarela-alaranjada (Fonte: Food Science and Nutrition).

Sabendo agora que a curcuma tem tão boas propriedades, vamos inserir este tempero mais vezes na nossa alimentação? Existem imensas receitas com curcuma. Nós sugerimos o tão famoso e delicioso Húmus, mas numa versão com curcuma.

Gostaríamos de salientar que a curcuma contém 3% do seu peso em curcumina. Assim, para usufruir das propriedades fantásticas da curcuma, devemos consumi-la de forma frequente. Já experimentaram o “Leite dourado” feito com bebida vegetal? Sugerimos esta receita da Vânia, que nós adoramos!

Uma curiosidade: a curcumina presente na curcuma é muito melhor absorvida pelo nosso corpo se consumirmos a curcuma juntamente com pimenta preta (Fonte: Foods). Os povos asiáticos são muito sábios: o caril combina sempre ambas as especiarias!

Beijos e boas energias 🙂

A equipa,

TwoGood