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Brigadeiros falsos, mas saudáveis!

Um brigadeiro cai sempre bem não é? E se fosse numa versão saudável e sem culpa? Vejam a receita em video :)

Boas malta!

Aqui vai o segundo episódio da Rúbrica com o Branco no Prato! Desta vez temos a versão saudável dos tão desejados brigadeiros. Para conhecerem a receita original visitem o canal do Diogo 🙂

Estes não são brigadeiros, está claro, mas são tããão bons! Calculámos os seus valores nutricionais e percebemos que:

Os brigadeiros tradicionais (leite condensado + chocolate em pó + margarina) têm o dobro das calorias e mais do triplo do açúcar quando comparados com esta versão de brigadeiro que vos apresentamos.

Assim sendo, porque não dar uma oportunidade a estes docinhos sem culpa?

Vejam a receita em video e tomem nota do seguinte:

O que usámos:

  • 100 gr batata doce cozida e descascada
  • 100 gr tâmaras sem caroço
  • 20 gr geleia de arroz (opcional ou substituível por mel ou mapple syrup)
  • 20 gr cacau puro em pó
  • 20 gr farinha de alfarroba
  • pitada de sal
  • canela a gosto
  • raspas de 1 limão
  • 20 gr polvilho doce + 2 colheres de água
  • cobertura: 30 a 40 gr de chocolate preto 74%

Como fizemos:

  1. Num processador, triturámos a batata doce com as tâmaras até obter uma massa homogénea;
  2. Adicionámos a geleia de arroz, o cacau e a alfarroba e triturámos mais um pouco;
  3. Acrescentámos as raspas de limão, o sal, a canela;
  4. Num recipiente à parte, misturámos o polvilho com a água, mexemos bem para dissolver e adicionámos à massa. Triturámos tudo muito bem até ter uma massa consistente;
  5. Cozemos em banho-maria durante 5 minutos, mexendo sempre a massa.
  6. Deixámos arrefecer a massa e, com as mãos untadas, formámos bolinhas e cobrimos com chocolate 74% picadinho.

Esperamos que apreciem,

Beijos e Boas Energias,

A equipa TwoGood.