MENU

8 formas fáceis para ter uma vida mais ecológica

Temos 8 sugestões para que possas tornar o teu estilo de vida mais sustentável. Acredita: é simples!

Olá malta!

Hoje temos 8 sugestões para que possam, de forma fácil, tornar-se mais amigos do nosso planeta. Prometemos que não custa mesmo nada!

São 8 trocas super simples que podemos começar a aplicar no nosso dia-a-dia e que tornam a nossa vida mais ecologicamente sustentável.

Vamos a isso?

1- Trocar os 7 guardanapos (no mínimo)  de papel por um guardanapo de tecido por semana (e lavá-lo). Para além de poupar dinheiro, poupa o ambiente e não é difícil. As nossas avós também o faziam!

2- Trocar os sacos de plástico pelos sacos de tecido. Quando dizemos trocar, não estamos a incentivar-vos a deitar todos os vossos sacos de plástico no lixo e comprarem sacos de tecido. Não, não é isso! A ideia é preferir os sacos de tecido, não aceitar nem comprar sacos de plástico novos, e reutilizar os que já têm em casa para as vossas compras ou até para colocar o lixo.

3- Trocar as garrafas de de plástico pelas garrafas reutilizáveis. Se não conseguem abdicar da água de compra engarrafada, então prefiram as garrafas maiores, porque assim evitam uma menor quantidade de resíduos plásticos. E não se esqueçam de as colocar no ecoponto amarelo, para que possam ser recicladas!

4- Trocar o gel de duche embalado pelo tradicional sabonete. Aqui podemos ter várias vantagens: normalmente o gel de duche contém mais ingredientes sintéticos e com nomes feios do que um simples sabonete. Se optarem por sabonetes artesanais e naturais, só ganham com essa escolha! Para além desta vantagem para a saúde, tem o fator positivo da embalagem: os sabonetes normalmente vêm embrulhados em papel. A última vantagem desta troca é que também poupamos dinheiro, uma vez que os sabonetes duram muito mais tempo 🙂

5- Trocar os lenços de papel pelos lenços de tecido. Sim, parece que estamos a voltar ao tempo dos nossos avós! E sim, eles eram muito mais ecológicos do que nós, por isso, não vamos complicar 🙂 Usar o tradicional lenço de tecido não é vergonha nenhuma, faz bem ao ambiente e poupa-nos também a carteira!

6- Trocar a convencional escova de plástico pela escova de bambu. Já referimos noutro post as vantagens de optarmos por materiais mais amigos do ambiente, mas voltamos a chamar a vossa atenção. São escovas mais caras, é verdade, mas basta pouparem naqueles cafés a mais que tomam por semana para compensar o preço.

7- Trocar a “comida” embalada por comida de verdade e a granel. Sim, também já falámos sobre isto. Mas achamos que é tão importante, que não faz mal nenhum repetir: comida embalada muitas vezes é sinónimo de comida muito processada e isso não abona em nada para a nossa saúde. Para além disso, não abona para tornar o ambiente mais limpo, muito pelo contrário. Portanto, prefiram sempre a comida no seu estado mais natural e de preferência sem embalagem (sabemos que isto pode ser difícil nos dias de hoje, uma vez que até a fruta e vegetais vêm embalados). Se tiverem de usar sacos para pesar e comprar os alimentos, tentem reutilizar os que já têm em casa.

8- Esta é para as meninas: Trocar os pensos e tampões pelo copo menstrual. Já escrevemos sobre este tema aqui. Não tenham medo meninas, este copinho não é complicado de usar e consegue poupar-nos muitos €! ‘Bora dar o exemplo?

 

Por hoje é tudo 🙂

Beijos e Boas energias,

A equipa,

TwoGood

Nota: as imagens usadas são meramente a título de exemplo. Não queremos suscitar nenhum tipo de conflito.